quarta-feira

Os Invisíveis 01 & 02


Uma das obras em quadrinhos mais importantes dos anos 90 e considerada por seu autor, Grant Morrison, como semi auto-biográfica. "Os Invisíveis" relata a história de uma célula integrante de uma organização anarquista e terrorista que tem como objetivo libertar a humanidade do domínio de seres transdimensionais, os Arcontes, que influenciam o destino da humanidade através de agentes plantados por eles em nossa realidade e somente aguardam o momento certo de rasgarem as paredes da realidade e dominarem nosso universo. A célula principal da obra é composta por King Mob, o líder e expert em artes psiquicas ocultas; Boy, uma ex-tira; Lord Fanny, um travesti carioca com poderes xamânicos; Ragged Robin, uma feiticeira; e Jack Frost, um violento estudante inglês que é considerado o novo Buda. Já nos primeiros arcos da série Grant Morrison deixa claro que essa série não seria de fácil assimilação e inundou-a com inúmeras referências a outras obras, culturas e ciências, como: Teoria do Caos, Mitologia Asteca, sociedades secretas, metafísica, literatura medieval, viagem no tempo e várias outras. Já no segundo arco, Arcádia, os Invisíveis fazem uma viagem no tempo atá a França da Revolução, para resgatar o Marquês de Sade para que ele os ajude a planejar o futuro da humanidade. A série continuou nesse ritmo até que ocupou a posição de principal revista do selo Vertigo da época, superando até Preacher, de Garth Ennis. O álbum alcançou ainda mais polêmica quando seu autor acusou Matrix, mais precisamente os irmãos Wachowski de plagiarem a sua obra. O processo acabou encerrado pelo fato de a obra ser publicada pela DC Comics, que pertence a Warner, produtora de Matrix. Qualquer um que conheça as duas obras reconhece instantaneamente o plágio. Principalmente no treinamento de Neo que copia em muitos aspectos o mesmo processo enfrentado por Jack Frost. Na verdade a única coisa que os irmãos Wachowski fizeram, foi tirar o conteúdo ocultista de "Os Invisíveis" e substituir por tecnologia.

Clique na imagem da capa para baixar o arquivo.

Um comentário:

Giovani Andreoli disse...

: :

Olá.

Eu li "Os invisíveis" (na época) e apreciei muito!

Depois, quando assisti "Matrix", obviamente reparei nas semelhanças. Porém, discordo completamente da teoria do plágio.

Por que? Simples: não se trata de que "Matrix" não use elementos de "Os invisíveis"; usa sim, bem como muitos outros.

"Matrix" é a "colcha de retalhos mais bem costurada da história da ficção, na minha opinião, e é exatamente este um dos seus grandes valores. "Os invisíveis" não te exclusividade.

Quem leu "Miracleman" (disponível no b'log) poderia argumentar que a realidade virtual veio dali. Quem assistiu "Dark City" diz que o roteiro geral é o mesmo. Quem viu "O pequeno Buda" sabe das referências. O manto negro acompanhado de disparos incessantes de uzis é parte da revista "O Sombra". Há uma frase retirada do "Arquivos X". E "Alice no pais das maravilhas" está por toda a parte. Quem conhece um pouco de história das religiões e mitologia, também vê muitos pontos semelhantes ou idênticos. A lista se estende quase que infinitamente...

Me surpreende que um sujeito inteligente como o Morrison não tenha percebido isso!
_______

Related Posts with Thumbnails