sexta-feira

Batman - Asilo Arkham


Os inimigos de Batman tomaram o hospital para criminosos insanos, e o Homem-Morcego tem de atravessar seus portões para descobrir que a batalha derradeira será travada dentro de sua mente.
Em 1990, o mundo, recém-emerso da batmania provocada pelo primeiro filme de Tim Burton, estava saturado de símbolos de quirópteros em elipses amarelas. Nos quadrinhos, O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal ainda ecoavam fortemente, e a DC Comics, ao aproveitar o filão do longa, acabara de esgotar o personagem. Nada mais parecia possível de se fazer com o Batman decentemente.

Nesse contexto, a arte arrasadora de Dave McKean, quase inédita nos Estados Unidos, somada ao texto perturbador de Morrison, teve seu mérito de chamar atenção pela diferença. A história praticamente não tem ação, mas é de uma rara densidade psicológica, que se entranha no cérebro.

As grandes obras são aquelas que sobrevivem à releitura e, passados 13 anos, Asilo Arkham continua profundamente impactante. Batman é uma Alice em um país da loucura, conduzido não por um gato sorridente, mas sim pelo espírito atormentado de Amadeus Arkham.

No fim das contas, são três narrativas sobrepostas: a metafórica, de Alice que convive com os loucos, sugerida na introdução e no encerramento, que funciona como um espectro secular da descoberta e do aprofundamento no estranho. Em seguida, há o passado do prédio, registrado nos diários do Dr. Arkham. A terceira, em que se dá a aventura do Homem-Morcego, irá se fundir com a segunda.

Asilo Arkham é um álbum monumental, que consegue entrar na alma de um personagem fictício e, ao destroçá-la, examiná-la. Trata-se de um trabalho sufocante, impressionante, que exaure a alma.

Texto: Universo HQ

Clique na imagem da capa para baixar o arquivo.

2 comentários:

Jean Calaça disse...

cara ,eu adoro essa historia...

C. disse...

Faz um bom tempo que venho procurando esta história. Infelizmente, não consigo fazer o download do programa para lê-la, segundo o link no painel ao lado, parece que ele está fora do ar... Poderia reupá-lo, ou ao menos dizer-me qual programa é indicado?

Desde já agradeço.


P.S.: Oh, sim, está de parabéns pelo blog!

Related Posts with Thumbnails