segunda-feira

Crise nas Infinitas Terras

Uma misteriosa força da natureza, chamada de antimatéria, avança pelas várias realidades existentes que formam o multiverso, destruindo tudo que encontra pela frente... pessoas, cidades, países, planetas e galáxias inteiras.

Mas uma pessoa sabe o que está acontecendo: o Monitor. Para tentar impedir tamanha tragédia, ele convoca uma verdadeira força-tarefa formada pelos maiores heróis dos universos (literalmente), para enfrentar toda essa destruição e impedir que o ser chamado Anti-Monitor alcance seus objetivos.

Apesar de estarem acostumados a lidar com grandes perigos e salvar o mundo várias vezes, nada poderia preparar os heróis para esse desafio. Perdas, mortes, renascimentos e mudanças acontecerão em suas vidas, e nada do que possam fazer impedirá isso.
O Universo DC nasceu em junho de 1938, juntamente com a primeira aparição do Super-Homem na revista Action Comics # 1. Um ano depois, chegava Batman, seguido pela Mulher-Maravilha, Lanterna Verde (Alan Scott), Flash (Joel Ciclone, no Brasil) e centenas de outros personagens. Foi uma época áurea para os quadrinhos americanos, até hoje conhecida como a Era de Ouro.

Já no final da década de 1950, a editora resolveu reformular alguns de seus personagens, nascendo assim versões modernas de alguns desses super-heróis, que acabaram se tornando mais populares.

Hal Jordan se tornou o maior e mais conhecido dos Lanternas Verdes, e Barry Allen se tornou o Flash definitivo, com o visual que conhecemos até os dias de hoje (apesar de, atualmente, o homem por baixo da máscara se chamar Wally West, uma conseqüência direta dos acontecimentos mostrados justamente em Crise nas Infinitas Terras).

Esse período ficou conhecido como a Era de Prata dos quadrinhos, mas também começou um grande problema. Com a publicação de Showcase # 4 (em 1956), na qual o novo Flash foi apresentado aos leitores, um conceito até então superficialmente utilizado começou a dar problemas: a cronologia. Esta publicação é considerada por muitos especialistas como o início do Multiverso da DC Comics.

A editora decidiu criar realidades paralelas, cada qual com uma versão de seus heróis. Nasceram assim as Terras 1, 2, 3, Paralela, S etc. Mas sem um planejamento, as coisas começaram a sair do controle. Quando a DC comprou os personagens da então Charlton Comics, por exemplo, criou-se uma nova Terra para eles viveram, a 4.

Logo, os leitores começaram a ficar confusos com as histórias. O que realmente valia na cronologia de cada um? Quais fatos realmente aconteceram e quais foram desconsiderados? Para solucionar tais problemas, a editora resolveu fazer uma gigantesca reformulação em seus personagens, e aproveitou seus 50 anos para tal evento.

E assim nasceu Crise nas Infinitas Terras, a maior e melhor saga de super-heróis já feita, que destruiu tudo que já havia sido feito, "zerou" a cronologia, e recomeçou seus personagens com um universo mais coeso e menos complicado de se acompanhar.
Texto: Universo HQ.
Clique na imagem da capa para fazer o download.

Um comentário:

Thiago Alexandre Leal disse...

O link está quebrado..
poderia conserta-lo, por favor???
Muito obrigado mesmo... estou atraz desta edição a muito tempo!!

Related Posts with Thumbnails