terça-feira

Lanterna Verde: Renascimento 01 (de 6)


Clique na imagem da capa para baixar o arquivo.

Os Lanternas Verdes estão sofrendo grandes mudanças. Enquanto conversava com John Stewart em seu bar, Guy Garner explode, mandando um quarteirão inteiro pelos ares. Paralelo a isso, Kyle aterrissa na Terra exausto, trazendo um importante alerta.

Fabian Nicieza, famoso escritor de mutantes nos anos noventa e hoje escritor da série "Cable & Deadpool", certa vez disse que "não importa como um personagem morre, mas sim como ele volta". Cito essa frase, pois é justamente isso que irá julgar se esta história será boa ou ruim. Um personagem pode morrer de várias maneiras, e isso é um fato perfeitamente natural, que afeta até nós, meros leitores. Mas voltar à vida, isso é bem mais complicado. Nunca será uma história fácil de ser escrita; terá de ser crível, que convença o leitor, pois do contrário, vai estigmatizar completamente a "nova vida" do personagem. Nessa primeira parte, poucas menções são feitas a respeito desse assunto, mas isso vai ser bem recorrente durante as próximas edições desta mini-série, então mantenham isso em mente.

Hall Jordan foi morto durante os anos noventa, numa época em que a DC tentava se atualizar e buscar novos leitores, substituindo personagens antigos por novos. Entretanto, o que sempre fez um personagem ser interessante e marcante para os leitores não foram seus poderes, que podem ser passados de geração em geração, mas sim sua personalidade. Um bom exemplo disto é o Arqueiro Verde que voltou à vida pelas mãos de Kevin Smith. Até surgiu outro Arqueiro Verde, com flechas e mira precisa, mas não era a mesma coisa. O carismático Ollie sempre parecia faltar. O mesmo acontece com Jordan. Surgiu outro Lanterna que, na minha opinião era e ainda é muito interessante; entretanto, não era Hall Jordan, não era o melhor dos Lanternas Verdes.

Uma das grandes qualidades de Geoff Johns, autor desta mini e, no momento, o escritor mais importante da DC, é a capacidade de trabalhar com várias histórias em planos diferentes, intercalando-as aos poucos e voltando a separá-las logo em seguida. Ele faz uso disso durante toda esta revista, mantendo clara a magnitude dos acontecimentos, sem deixar a trama confusa. Temos Kyle aterrissando no Novo México, Guy e Alan discutindo suas vidas em Nova York e Espectro atacando em Star City. Todas as cenas são muito bem trabalhadas e de grande relevância na história. Além disso, Johns mantém um ritmo alucinante, que faz você começar a ler e não conseguir mais parar. Fazia tempo que uma história não despertava isso em mim.

Se Geoff Johns dá espetáculos nos roteiros, a mesmo pode ser dito da arte de Van Sciver, que tem feito aqui um belíssimo trabalho. Dono de um detalhismo impressionante e uma perspectiva muito refinada, Van Sciver conduz o leitor por uma página mais bela que a outra. Agradou-me muito como ele desenha Batman, quase como uma sombra, reforçando aquela idéia de "cavaleiro das trevas". Além disso, é capaz de desenhar inúmeros personagens, todos com rostos e características físicas diferentes.

"Lanterna Verde: Renascimento" é o pacote completo. Texto fantástico, bela arte, eventos realmente significantes. Uma das melhores minis dos últimos anos da DC Comics.


Texto: Fanboy (editado)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails